Acne depois dos 20 anos: por que ela aparece na vida adulta?

Reading time: 6 minutes

Acne depois dos 20 anos: por que ela aparece na vida adulta?

As alterações hormonais na adolescência são a principal causa do surgimento da acne. No entanto, o problema não é exclusivo dessa fase da vida, é muito comum ocorrer, também, na fase adulta.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), 56% dos brasileiros, entre 20 e 40 anos, são afetados pela acne na vida adulta e o problema impacta, principalmente, as mulheres, sendo um dos principais motivos pelos quais elas procuram os dermatologistas. Além disso, a acne pode afetar mesmo quem não sofreu com a condição na juventude.

Causas da acne na vida adulta

Apesar de semelhante à acne na adolescência, o problema quando surge na fase adulta pode ser desencadeado por razões diferentes.

Os cravos e espinhas na fase adulta surgem, geralmente, de forma gradual e leve, ao passo que, na adolescência, o problema se manifesta rapidamente. Além disso, as lesões se concentram, principalmente na zona U do rosto: queixo inferior, maxilar e pescoço, sendo comum que também se instale no colo e nas costas.

Além das alterações hormonais, problemas como estresse, exposição à poluição e uso de alguns cosméticos podem ser algumas das causas por trás da acne tardia. Dessa forma, é importante investigar a origem do problema, com a ajuda de um(a) dermatologista, a fim de realizar o tratamento adequado.

Veja, a seguir, as principais causas da acne:

  • Causas hormonais: umas das principais razões da acne tardia são as alterações hormonais no período menstrual.
  • Histórico familiar: cerca de 50% das mulheres adultas com acne têm mãe ou irmã com o mesmo problema. Além disso, mulheres com história de acne na adolescência e que tenham pele oleosa possuem maior predisposição.
  • Alimentação: uma má alimentação também pode estimular o surgimento de acne na vida adulta. Alimentos como frituras, carboidratos, carne vermelha e laticínios em excesso, podem contribuir para o problema.
  • Pele oleosa: a oleosidade excessiva da pele causa a obstrução dos poros, que, por sua vez, pode causar o problema de pele. Alguns medicamentos, cosméticos, cremes e filtros solares com base em óleo podem piorar o quadro.
  • Sintoma de doenças: alterações na pele podem indicar desordens endócrinas, como a síndrome do ovário policístico (SOP), a hiperplasia adrenal e síndrome metabólica.
  • Estresse: O estresse também pode desencadear o aparecimento de cravos e espinhas, que se manifestam por causa da elevação dos níveis de cortisol, aumentando a atividade das glândulas sebáceas e, consequentemente, a acne.

Pequenos cuidados que previnem a acne

cuidados da pele com acne
A higiene e hidratação adequada da pele são fundamentais para prevenir a acne

Não existem muitos segredos para tratar e prevenir a acne na fase adulta. É preciso, antes de qualquer coisa, realizar uma avaliação com um(a) dermatologista, a fim de identificar a origem do problema e realizar o tratamento adequado. Nesse caso, o(a) especialista deve levar em consideração o histórico familiar e de doenças do paciente, bem como sua rotina para descobrir o que pode estar impactando a saúde da pele.

A melhor estratégia para eliminar de vez os cravos e espinhas é seguir corretamente todas as recomendações do especialista, além de manter uma alimentação equilibrada, de preferência com alimentos orgânicos e cuidados diários com a pele, que inclui a higienização adequada e sua devida hidratação.

Para o tratamento da acne é recomendado utilizar estratégias que inibem a superprodução de sebo, pelas glândulas sebáceas. Dessa forma, é essencial realizar uma rotina de cuidados com a pele, que segue as seguintes etapas:

Limpar

A limpeza da pele é o primeiro passo e é um cuidado obrigatório para garantir a saúde de qualquer tipo de pele. A higienização do rosto deve ser feita, pelo menos, duas vezes ao dia: ao acordar e antes de dormir, com o objetivo de retirar da pele a maquiagem ou resíduos de poluição e outras impurezas que podem obstruir os poros.

Tonificar

A limpeza completa inclui o uso de tônicos ou adstringentes, que eliminam a oleosidade excessiva da pele e favorecem a respiração celular. É importante lembrar que os produtos devem ser indicados pelo dermatologista, após uma avaliação do seu tipo de pele.

Hidratar

Pode parecer estranho ter que hidratar a pele oleosa, mas toda pele precisa de hidratação, independente do seu tipo. Quando removemos a hidratação natural da pele, seja por meio da higienização excessiva ou por fatores externos, ocorre a estimulação das glândulas sebáceas, que produzem ainda mais oleosidade. Dessa forma, a hidratação com produtos específicos para a pele oleosa, com composição livre de óleo ou em gel, também auxilia a redução da acne e a nutrição da pele.

Proteger

Para finalizar a rotina de cuidados com a pele é preciso protegê-la da ação nociva de radicais livres, presentes na radiação solar. Aplicar diariamente o protetor solar é essencial para prevenir o envelhecimento precoce e problemas de pele como a acne. Atualmente, existem no mercado opções com textura mais leve e livres de óleo, desenvolvidas, especialmente, para a pele oleosa.

Tratamento da acne na vida adulta

tratamento da acne tardia
É possível tratar a acne tardia de forma efetiva

Se você está sofrendo com cravos e espinhas é essencial buscar o auxílio de um dermatologista, que é o profissional indicado para tratar a pele acneica. O tratamento da acne pode variar, de acordo com o grau e o tipo de manifestações apresentadas na pele. Tendo em vista que a acne na vida adulta, muitas vezes, é resultante de disfunções hormonais, o dermatologista pode realizar o tratamento em conjunto com o ginecologista, para um tratamento mais efetivo.

O tratamento pode ser feito com produtos de uso tópico, com o objetivo de melhorar a aparência da pele e conter a inflamação ou por meio de  medicamentos, como anticoncepcionais e antibióticos orais, que tratam o problema de dentro para fora. Além disso, procedimentos estéticos podem ser realizados em conjunto com o tratamento, a fim de otimizar os resultados. É o caso do peeling facial e o microagulhamento, que atuam amenizando manchas e cicatrizes provenientes da acne.

Limpeza de pele é essencial

A limpeza de pele profissional faz parte do tratamento e prevenção da acne. O procedimento, que deve ser realizado por um(a) esteticista habilitado, promove a limpeza profunda da pele, com a remoção das células mortas e a extração de cravos, o que previne o surgimento das temidas espinhas.

Esse tipo de tratamento deve ser realizado, somente, por esteticistas devidamente habilitados para a prática. Isso porque, em caso de pele acneica, os cuidados devem ser redobrados, já que a manipulação inadequada pode piorar o quadro, causando infecções, inflamação e até cicatrizes na região.

A Madalena Estética é uma clínica especializada em tratamentos faciais, com ampla experiência em peles acneicas. Agende uma avaliação com nossa especialista, agora mesmo!

Facebook Comment