Peeling: o que você precisa saber sobre o tratamento estético mais procurado

Reading time: 6 minutes

Peeling: o que você precisa saber sobre o tratamento estético mais procurado

A exposição excessiva ao sol e a outros agentes externos como a poluição causam danos a nossa pele, como manchas, acne e sinais de envelhecimento precoce. O peeling é um dos tratamentos estéticos mais procurados para reverter esses sinais da pele e devolver sua uniformidade e qualidade.

A ação dos radicais livres presentes na radiação solar e poluição, por exemplo, atrapalham o processo natural de renovação das células da epiderme. Dessa forma, a renovação celular da pele é a grande responsável por mantê-la jovem e saudável. É aí que o peeling facial entra em ação, acelerando a renovação celular, que normalmente acontece a cada 21 ou 28 dias.

Dessa forma, os peelings são indicados para o tratamento do fotoenvelhecimento, rugas, flacidez, manchas e cicatrizes causadas por acne. Além de promover uma limpeza profunda da pele, o tratamento hidrata, dá firmeza e oferece uniformidade, proporcionando um aspecto saudável para a pele.

Sem dúvidas, o peeling oferece inúmeros benefícios para a saúde da pele, não à toa, é um dos tratamentos mais procurados nas clínicas de estética e beleza. A seguir, saiba mais sobre os tipos de peeling e sua ação desde o nível mais superficial até o mais profundo da pele.

Efeitos do peeling na epiderme

peeling e seus efeitos na pele
O Peeling age nas camadas mais superficiais até as mais profundas da pele

O peeling, também conhecido como Resurfacing superficial ou decapagem, é um procedimento em que ocorre a remoção das camadas mais superficiais da pele, levando a uma esfoliação, que estimula a formação de um novo tecido epidérmico.

Esse processo de remoção estimula a rápida regeneração dos tecidos, proporcionando um aspecto saudável e uniforme para a pele. Além disso, o processo estimula a produção de colágeno e elastina, as principais proteínas que dão firmeza à pele.

Tipos de peeling e suas diferentes ações

peeling na pele
O peeling favorece a regeneração celular da pele

Atualmente, existem diversos tipos de peeling, indicados para diferentes partes do corpo e cada um com propriedades específicas. É possível classificar o procedimento por meio do nível de profundidade e pelo tipo de material usado no procedimento.

Veja os tipos de peeling disponíveis e suas propriedades:

Peeling químico

O tratamento é realizado por meio de substâncias químicas, como os ácidos hialurônico, glicólico, retinóico, salicílico, peeling de fenol, entre outros. Eles podem ser muito superficiais, superficiais, médios e profundos, de acordo com a indicação e o objetivo do tratamento.

Os ativos, administrados em cremes proporcionam a remoção de células mortas da superfície da pele, deixando a pele nova em evidência, que apresenta mais brilho e melhor textura.  O tratamento tem objetivo de promover a renovação celular, de forma progressiva, estimulando a regeneração natural dos tecidos. 

As principais indicações na prescrição dos ácidos são tratamento e prevenção do fotoenvelhecimento, danos causados pela acne, melasmas, distúrbios pigmentares, hiperqueratinização folicular e rosácea.

Peeling físico / mecânico

O peeling mecânico ou físico, como também é conhecido, é realizado por meio de aparelhos de microdermoabrasão, que promovem uma esfoliação abrasiva, por atrito na pele.

O peeling de cristal, de diamante e o peeling a laser são exemplos da técnica mecânica. No peeling de diamante utiliza-se uma ponteira diamantada que irá lixar a pele suavemente. Já no de cristal utiliza-se o dióxido de alumínio que irá esfoliar a pele através do atrito dos grânulos semelhantes a areia. O procedimento a laser aquece a pele de dentro para fora e estimula a troca de células sem descamar ou irritá-la.

A técnica de remoção mecânica da camada superior da pele morta, promove melhorias na circulação sanguínea na pele e, dessa forma, aumenta a taxa metabólica nos tecidos da pele, além de estimular a formação dos elementos presentes nas peles mais jovens, tais como colágeno, elastina e ácido hialurônico. Dessa forma, aumenta o viço da pele e a torna mais suave e com mais elasticidade.

Eles são considerados mais superficiais e possuem um efeito de esfoliação que favorece a renovação da pele e aumenta a penetração de ativos. Pode ser usado de forma isolada ou combinada com peelings químicos. Esta técnica é indicada, principalmente, para promover a limpeza profunda da pele, para o tratamento da acne e como coadjuvante na prevenção do envelhecimento precoce.

Cuidados antes e após o procedimento

cuidados antes e pós-peeling
Existem alguns cuidados antes e após o procedimento

Os cuidados antes e depois do peeling são essenciais para o sucesso do tratamento, evitando complicações como irritação, inflamação e manchas na pele.

Antes de realizar o procedimento é essencial seguir corretamente todas as indicações do(a) esteticista em relação aos cuidados pré-peeling pois eles variam de acordo com o tipo de método escolhido. Esse profissional é o único indicado para avaliar a sua pele e indicar o método ideal para alcançar o objetivo de forma segura, levando consideração o grau das lesões, o local, o tipo de pele.

É recomendado evitar o uso de ácidos na pele, uma semana antes do peeling a fim de evitar o surgimento de irritações e manchas. Outro cuidado importante é o uso de protetor solar, já que estar com a pele bronzeada pode ficar mais sensível e até contribuir para o surgimento de manchas.

Os cuidados pós-peeling incluem:

  • Uso de produtos calmantes ou compressas frias, para conter a vermelhidão, irritação e inchaço após o procedimento. Os produtos devem ser indicados pelo profissional habilitado.
  • Nos primeiros dias após o procedimento, higienizar a pele somente com sabonetes neutros.
  • Utilizar cremes ou máscaras com ação cicatrizante ou calmante, que ajudam a recuperar a barreira natural da pele, amenizar a ardência e acelerar a recuperação;
  • Utilizar protetor solar com fator 30, no mínimo e reposição duas vezes ao dia. Vale a pena ressaltar que o protetor solar deve ser usado mesmo em dias nublados ou em lugares fechados.
  • Hidratação diária, com produtos adequados para a auxiliar a redução do edema e favorecer a regeneração da pele.

O peeling é um procedimento que deve ser orientado pelo dermatologista e realizado por um(a) esteticista habilitado(a), evitando o surgimento de efeitos colaterais e até mesmo, a intoxicação.

A Madalena Estética é uma clínica especializada em peelings faciais e oferece o que há de mais atual em métodos seguros e menos invasivos. Agende sua avaliação, agora mesmo e descubra o peeling ideal para o seu tipo de pele!

Facebook Comment