Reading time: 7 minutes
Limpeza de pele é tudo igual? Entenda por que você deve fazer com um especialista
Poluição, fatores climáticos, uso constante de maquiagem e exposição solar são fatores que agridem a pele do rosto e a deixam com um aspecto opaco e desvitalizado, além de contribuir com o surgimento da temida acne. Nesse caso, a limpeza de pele é o procedimento ideal para reduzir esses impactos negativos na pele.
O procedimento é um dos mais procurados em clínicas estéticas, devido a todos os benefícios que oferece à saúde da pele. No entanto, muitas pessoas optam por realizar a limpeza de pele caseira, sem o devido preparo. Embora pareça inofensiva, essa prática pode trazer riscos à saúde da pele e impedir resultados satisfatórios.
Para se ter uma ideia da diferença entre a limpeza de pele caseira e a realizada com um profissional, as duas formas são diferenciadas, inclusive, na nomenclatura:
- Limpeza da pele: é um procedimento que pode ser realizado em casa, inclusive é recomendado por especialistas. São utilizados dermocosméticos, específicos para o tipo de pele e indicados por dermatologistas, com ação suave e superficial. Nesse caso, trata-se de um cuidado diário com a pele e uma manutenção do tratamento adequado.
- Limpeza de pele profunda: esse tipo de tratamento deve ser realizado, somente, por esteticistas devidamente habilitados para a prática. Isso porque são feitos procedimentos como extração de comedões, os famosos “cravos”. Em caso de pele acneica, os cuidados devem ser redobrados, já que a manipulação inadequada pode piorar o quadro, causando infecções, inflamação e até cicatrizes na região.
Dessa forma, a limpeza de pele profissional é a melhor opção para quem quer manter a pele saudável. O profissional deverá realizar uma avaliação cuidadosa da pele, que vai nortear a escolha dos produtos para limpeza de pele, bem como os tipos de procedimentos a serem realizados.
Os benefícios da limpeza de pele
A limpeza de pele é indicada para homens e mulheres de qualquer idade, inclusive, a adesão dos homens a esse tipo de tratamento tem crescido significativamente nas clínicas de estética.
Veja, a seguir, os principais benefícios da limpeza de pele:
Combate o envelhecimento precoce da pele
O procedimento, que inclui a remoção de comedões e pontos sebáceos, funciona como um agente desintoxicante, removendo as células mortas, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. Além disso, a limpeza de pele é capaz de equilibrar o PH da epiderme, resultando em uma aparência mais jovem.
Previne a acne
As células mortas e impurezas da pele bloqueiam os folículos pilosos, o que causa o acúmulo de bactérias nessa região, que, por sua vez, causa um processo inflamatório, conhecido como acne. A limpeza profunda da pele, realizada com a periodicidade adequada, evita esse processo.
Ajuda a remover as células mortas
A renovação celular é um processo natural da pele, que ocorre para que células velhas sejam substituídas por novas. Dessa forma, existe um acúmulo de células mortas na pele, que devem ser retiradas para desobstruir os poros e favorecer a sua respiração. A limpeza da pele remove as células mortas da epiderme e permite que a pele se renove.
Promove a higiene profunda da pele
Somente a higienização diária da pele não é suficiente para remover todas as impurezas presentes na epiderme. A limpeza de pele profissional promove a higienização profunda da pele, essencial para sua saúde e beleza.
Reduz a oleosidade
O organismo produz uma oleosidade natural para manter a pele hidratada e protegida. Contudo, caso a pele não esteja hidratada de forma adequada, as glândulas sebáceas podem produzir essa oleosidade de forma desordenada. A limpeza de pele e hidratação diária da pele reduz a oleosidade excedente.
7 passos para a limpeza de pele com especialista
Uma limpeza de pele especializada possui algumas etapas, que devem ser respeitadas, a fim de proporcionar resultados efetivos. Veja quais são:
- Higienização
Essa é a etapa preparatória da pele, em que são aplicados produtos de higienização específicos para o tipo de pele tratada, com o objetivo de retirar a oleosidade e resíduos de cosméticos e maquiagem.
- Esfoliação
Esse procedimento é indicado para reduzir a espessura da camada mais superficial da pele, a epiderme. Sua ação elimina as impurezas e células mortas na região, além de aumentar a absorção dos ativos utilizados no procedimento.
- Emoliência
Essa fase é fundamental para preparar a região para a fase da extração. Nessa etapa, são aplicados sobre pele produtos emolientes, com o objetivo de abrir os poros e deixar os comedões mais amolecidos para extração. Podem ser utilizadas máscaras faciais ou um vapor de ozônio para potencializar o efeito.
- Extração
Talvez, essa seja a etapa mais desconfortável do procedimento. Contudo, o(a) esteticista possui as habilidades necessárias para realizar a extração sem ferir a pele. Por meio de uma pressão moderada exercida com os dedos o (a) profissional retira os comedões da pele. Além disso, podem ser utilizadas microagulhas para facilitar a extração dos cravos mais resistentes.
- Assepsia
Para evitar a incidência de inflamação ou infecção por microorganismos, são utilizados produtos antissépticos na pele. Também pode ser utilizado um aparelho de alta frequência para complementar a assepsia e ajudar a fechar os poros.
- Finalização calmante
Em seguida, é necessário acalmar a pele por meio de máscaras ou produtos calmantes para reduzir a vermelhidão e inchaço, que são normais após o procedimento.
- Hidratação e proteção
Para a pele se recuperar da ação da limpeza, esfoliação e extração, é necessário hidratá-la. Além disso, é necessário aplicar um filtro solar de proteção igual ou superior a 30 FPS, visto que a pele fica mais sensível aos efeitos nocivos do sol, após o procedimento.
Existem peles que necessitam de mais cuidados que outras, como é o caso da pele acneica. Dessa forma, a frequência de limpeza de pele pode variar. de acordo com cada quadro.
Geralmente, os especialistas indicam a higienização cutânea profunda uma vez ao mês, com um intervalo de 30 a 40 dias, que é o tempo em que a pele realiza a regeneração celular.
Cuidados após a limpeza de pele
Após a limpeza de pele profissional é preciso realizar alguns cuidados, para evitar problemas de pele e potencializar os efeitos da limpeza, tais como:
- Evite a exposição solar;
- Não utilize produtos ácidos e oleosos na região;
- Prefira os produtos com ação calmantes e cicatrizante;
- Utilize protetor solar, mesmo nos dias em que não tenha sol;
- Realize os cuidados diários de higienização da pele;
- Mantenha a pele sempre hidratada.
Como vimos, cuidar da pele traz muitos benefícios, além dos estéticos, e, contar com a ajuda de profissionais especializados, é a melhor alternativa para manter a pele sempre saudável.
O que achou do artigo? Você tem cuidado da sua pele de forma correta? Agende uma avaliação com nossa especialista, agora mesmo!