Reading time: 5 minutes
Cuidados essenciais antes e após a limpeza de pele
A limpeza de pele é um dos procedimentos mais procurados no ramo da estética. Isso porque remove impurezas que não são possíveis nos cuidados diários, promovendo uma verdadeira revitalização cutânea.
O procedimento consiste em técnicas específicas para remover cravos, células mortas e outras impurezas da pele, a fim de desobstruir os poros, resultando em uma total renovação celular, o que previne a acne, ameniza manchas e oferece à pele um aspecto mais saudável.
No entanto, respeitar algumas etapas da limpeza de pele é de extrema importância, como a frequência e alguns cuidados pré e pós-procedimento que favorecem e prolongam os resultados.
Como é feita a limpeza de pele?
A limpeza de pele possui um passo a passo e cada etapa exige técnicas precisas e produtos específicos:
- Higienização: remove a oleosidade e resíduos de produtos e cosméticos da pele;
- Esfoliação (física, química e/ou mecânica): elimina as impurezas e células mortas da região;
- Tonificação: restabelece o ph da pele e otimiza a penetração dos cremes e tratamentos das etapas seguintes;
- Emoliência: prepara a região para a extração de cravos, deixando-os mais amolecidos;
- Extrações: extração de cravos com técnicas manuais ou com a ajuda de pequenas agulhas;
- Assepsia: uso de produtos antissépticos para prevenir a inflamação ou infecção por microorganismos;
- Descongestionamento: técnicas de massagem e utilização de produtos calmantes para a recuperação da pele;
- Hidratação: uso de produtos hidratantes para devolver a umectação da pele;
- Proteção: uso de protetor solar, com, no mínimo FPS 30, a fim de prevenir o surgimento de manchas, após a exposição solar.
Essa sequência pode ser utilizada em todos os tipos de pele, mudando apenas os dermocosméticos de acordo com a necessidade específica de cada pessoa.
Cuidados após a limpeza de pele
Alguns passos da limpeza de pele, em especial a esfoliação e extração dos cravos, podem sensibilizar e irritar a derme. Dessa forma, não se preocupe se perceber uma vermelhidão ou leve inchaço na face logo após o procedimento.
Esses sintomas são leves e transitórios, sumindo em até 48 horas após o tratamento. Além disso, alguns cuidados podem acelerar o processo de renovação celular. Veja, a seguir, quais são!
Durante as primeiras 48 horas
Os primeiros dois dias, após o procedimento, são decisivos, pois nesse período a pele está mais sensível e vulnerável a ação de agentes externos.
É indicado o uso de produtos com propriedades calmantes na pele, como a água termal e cremes cicatrizantes. Além disso, não é recomendado realizar novos procedimentos estéticos nesse período.
Siga corretamente todas as orientações do profissional e nada de utilizar esfoliantes ou produtos com ácidos na composição. Eles podem agredir a pele, que já se encontra mais sensibilizada.
Exposição ao sol
O ideal é evitar a exposição solar nos primeiros dias após a limpeza de pele. Além disso, aplique o protetor solar, com no mínimo FPS 30, mesmo em dias mais nublados. O resultado de expor a pele ao sol após a limpeza de pele, sem a devida proteção, é o surgimento de manchas, como o melasma.
Essa dica também vale para os outros dias do ano. A proteção contra os efeitos nocivos da radiação solar deve fazer parte da sua rotina de cuidados com a pele.
Uso de cosméticos e maquiagem
Após a limpeza de pele, os poros ficam mais suscetíveis a absorção de produtos, o que favorece a sua obstrução, que, por sua vez, pode causar acne.
O uso de maquiagens após o procedimento é liberado, mas deve ser feito com cautela. Evite produtos à base de óleo, pois podem obstruir os poros. Já existem no mercado produtos nomeados como “oil free”, que são a base de água e evitam o surgimento da acne. O mesmo vale para cremes e outros cosméticos aplicados na região.
Redobre os cuidados diários com a pele
Os cuidados diários são essenciais para uma pele bonita e para a manutenção dos resultados da limpeza. Mantenha a rotina diária de higienização, tonificação, hidratação e fotoproteção, evitando assim o envelhecimento da pele.
A higienização mantém a limpeza em dia, longe de impurezas, resíduos de maquiagem e poluição. Já a tonificação equilibra o pH da pele, limpa profundamente e desobstrui os poros. A hidratação repõe água no organismo, equilibrando a composição corporal e deixando seu aspecto saudável, jovial e firme. Já a fotoproteção, previne os danos causados pelo sol, evitando assim o câncer da pele e o envelhecimento precoce.
Além disso, atente-se ao intervalo entre uma limpeza de pele e outra, que varia entre 30 e 40 dias, dependendo do tipo de pele. Após o procedimento, o esteticista irá esclarecer mais informações sobre os cuidados para manutenção e período de retorno.
Profissionais que podem realizar a limpeza de pele
Na limpeza da pele, a técnica, o cuidado e a habilidade do esteticista é o que define um bom resultado. É de extrema importância que o profissional domine cada etapa do procedimento, a fim de evitar lesões na pele ou agravar problemas já instalados.
Além disso, a limpeza efetiva exige a utilização de produtos específicos para cada tipo de pele. Não confie a saúde da sua pele a profissionais despreparados ou amadores.
O que achou do artigo? Você tem cuidado da sua pele de forma correta? Como vimos, cuidar da pele traz muitos benefícios, além dos estéticos, e, contar com a ajuda de profissionais especializados, é a melhor alternativa para manter a pele sempre saudável.
Aproveite e agende uma avaliação com nossa especialista, agora mesmo!